18 julho, 2007

Peugeot - Relaxa e compra.

Esse ano a Peugeot tá com a famosa "zica". Primeiro teve um comercial tirado do ar com medo do CONAR. Agora teve outro comercial fora por pressão do governo. O outro comercial, que iria substituir, ficou pouco tempo no ar devido ao trágico acidente em São Paulo*.

Só que no caso do "Relaxa e compra" (o 2º caso) tirando sarro (é óbvio) da célebre frase da Marta Suplicy em relação ao apagão aéreo, tenho minhas dúvidas se não foi premeditado. Entraram com uma mídia maciça no fim de semana. Foi pra gerar repercussão mesmo. Muita gente viu. Quem não viu ficou curioso devido aos comentários dos que viram. Inevitavelmente tiraram do ar.

O que aconteceu? Tornou-se proibido, valorizou o vídeo. Todo mundo saiu procurando no You Tube pra assistir. Inverteram-se os papéis: o consumidor saiu à caça do comercial, ao invés de ser atingido por ele. Pra ajudar, a notícia inevitavelmente repercurtiu na mídia. Veja, por exemplo, as notícias no Globo Online (note que tem até link pro vídeo) e Folha.

Em menos de 24 hs eles já anunciaram um outro comercial. Claro que estava guardado na manga, pois era provável que fossem proibir o comercial paródia. Só que aí veio essa terrível tragédia e cancelou os planos da montadora. O comercial brincava com a crise do apagão aéreo, só que desta vez sem citar a Marta. Iria ficar como uma piada de mau gosto. O vídeo (logo abaixo) nem foi ao ar.



Vamos ver o que virá depois disso. Provavelmente algo bem "feijão com arroz" só pra não perder a mídia comprada.

Agora se não foi planejado, fica um alerta de uma nova modalidade de viral que pode surgir. Os que se aproveitam de um assunto que gera bastante repercussão pra tornar-se polêmico. Depois de proibido na TV, tá lá no You Tube pra quem quiser ver. O "Relaxa e Compra" já ultrapassou 60.000 views (juntando todos os publicados). É a versão moderna de como se aproveitar das proibições do Conar pra gerar polêmica. Quem não lembra do Pinho Sol e a briga da Schin com a Brahma?



* LUTO: Declaro aqui meus pêsames a todos os envolvidos neste lamentável acidente do JJ3054 da TAM.