06 setembro, 2007

Pesquisa: só 15% dos virais funcionaram ano passado


Uma pesquisa da Jupiter Research diz que somente 15% dos virais funcionaram no ano passado. A pesquisa também mostrou a "incrível" descoberta de que a maioria dos virais são destinados aos influenciadorees (formadores de opinião). Eles prevêem que terá um decréscimo de 55% das empresas que investem em viral no próximo ano. Além disso mostrou uma tendência de os internautas mais experientes repassarem mais propaganda do que os mais novos. Segundo eles enquanto os mais novos usam sites sociais para espalhar a mensagem, os mais velhos enviam mais emails.

Viral é algo muito novo Aos poucos as empresas estão se adaptando à essa nova ferramenta e entendendo o público on-line. A gente acompanha por aqui essa evolução. Não basta adaptar uma campanha para a internet. É preciso pensar individualmente.

A gente vê muita coisa com potencial de ser algo bacana e acaba sendo um mero banner ou anúncio de adword levando para um hotsite estático. Acontece também algumas ações saírem com cara de "chegou quase lá". E também aqueles forçados, querendo ser viral.

Ultimamente pelo que recolho de informações sobre o assunto, ainda tem a cultura da idéia vir da agência e uma agência viral trata de espalhar a mensagem. O problema é quando o que é criado não potencial para "viralizar". Talvez seja a hora de chamar para bater uma bola quem entende do meio. Colocar numa mesma mesa os criativos de agência com quem entende de internet (agências interativas, web, consultores da área, enfim). E claro um cliente ousado que queira apostar nessa galera para o viral acontecer. Ainda não existe fórmula pronta para um viral. Ela está sendo composta pelas empresas que saíram na frente nesse aspecto. Depois as outras que saiam correndo pra alcançar.

Acredito que esse número (15%) não demonstre que viral não funciona, mas que está evoluindo e tem muito o que render ainda. Como é o certo? Aos poucos a gente vai sabendo, e a evolução você acompanha por aqui.

Via: MediaPost