25 setembro, 2007

Conteúdo gerado pelo consumidor, a Skol agradece

Mais uma prova do poder de uma boa idéia. O Guilherme do Papo de Homem, gostou tanto da dica do Descubra Skol que lançou um concurso em seu blog. A idéia é fazer os seus leitores criarem legendas para o vídeo falando do blog.

"Os melhores vídeos serão publicados, creditados, linkados para seu blog, e o melhor de todos vai ganhar uma surpresa."
É o famoso CGC, o conteúdo gerado pelo consumidor. No caso da publicidade, esse conteúdo é manifestado de diversas formas.
E por aí vai. São inúmeras as formas de estimular o consumidor gerar conteúdo a favor da marca. As redes sociais estão aí pra isso. É só saber usá-las sem invadir e pertubar a privacidade dos usuários. Fazer propaganda sem ser muito abusivo, interagindo com esse público.

É preciso saber mensurar até onde ir para não correr o risco de se prejudicar. Um ótimo artigo do Eric Messa lembra de um caso mal sucedido de marketing viral. Creio que na internet com toda essa velocidade da informação, a política do "falem mal, mas falem de mim" não é bem-vinda. Afinal como lembra o Messa, "toda a movimentação ocorrida entorno de uma campanha publicitária fica registrada na internet. E mais: esse registro é feito pelos próprios consumidores."
No caso da Skol a repercussão foi positiva. O Sim, Viral indicou a campanha, influenciou o Papo de Homem que gostou e lançou uma idéia totalmente nova para influenciar mais várias pessoas. Não precisou a Skol dizer "crie uma campanha no seu blog para os seus amigos!". O Guilherme, por iniciativa própria, gerou o conteúdo para a Skol . E no final do post ele deixa claro que está ciente disso: "Esse artigo não foi patrocinado. Sou fã de cerveja e a idéia deles foi o boa o suficiente para ganhar divulgação espontânea."

É como disse o Cabianca: "tem que ser muito macho para encarar a blogosfera e o mercado, e criar situações inusitadas e inovadoras, para sair da mesmice."