20 abril, 2007

O (Re) Crescimento dos Blogs

Lembro bem quando em 2001 comecei a blogar. O Blogger era novidade. No Brasil foi devagar seu crescimento. Era complicado não tinha as facilidades de hoje. A função do blog era mais de um diário pessoal e só quem aprendia um pouco de html e códigos do Blogger podia ter um.

Aí o tempo foi passando e veio o Fotolog. Teve uma queda gigante na procura dos blogs. O Google inventou o Orkut e comprou o Blogger dando uma incrementada nele. Surgiram os widgets, mudança de layout facilitada e outras coisinhas que foram devagarinho reconquistando seus blogueiros. No meio desse caminho inventaram o RSS. Surgiram ferramentas voltadas para o Blog, como o Technorati, Digg, Feed Burner.

A facilidade para qualquer pessoa criar um blog agora era real e todas essas ferramentas grátis só contribuiram pra isso. O Orkut criando essa necessidade de se reunir em comunidades também ajudou nessa volta. Os blogs voltaram com tudo e com uma função diferente. Ao invés de serem diários pessoais, agora são uma ferramente de compartilhamento de conteúdo. Ganharam importância tendo espaço em grandes portais e empresas.

Folha, Globo, Uol, enfim, hoje virou uma ferramenta obrigatória nesses portais.

Empresas usam para se comunicar com os seus clientes. E aí vem vários exemplos. Os pioneiros no Brasil foram a Petrobrás e a Philips.

O Simples Cidade é o blog criado pela Philips com o intuito de tornar a vida mais simples nas cidades.


O Auto Performance é o blog da Petrobrás que traz as últimas novidades no mundo automobilístico puxando uma sardinha, é claro, pros seus produtos.

E assim seguem uma série de exemplos de sucesso. Tem até livro e blog falando das vantagens dessa interatividade e o consequentemente fortalecimento de marca. Vale a pena dar uma olhada. Até mais!